Hospital promove grupos de apoio psicológico gratuitos a portadores de dor

No próximo dia 20 de maio, o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho de SP realiza o segundo Grupo de Apoio Psicológico aos Portadores de Dor, pela campanha Viva Sem Dor 2011. Com sessões mensais e gratuitas, a ação tem como objetivo promover a interação e troca de experiências entre os portadores de dor que sofrem importante interferência emocional e consequente queda de qualidade de vida.

Com até 30 integrantes por sessão, o grupo de apoio psicológico atuará estimulando o compartilhamento de vivências físicas e emocionais com a dor, com orientações da equipe de psicólogos para o melhor entendimento e enfretamento de suas limitações. Os participantes ainda são educados sobre técnicas de relaxamento corporal que podem ajudar a evitar ou amenizar crises dolorosas.
Segundo a coordenadora da ação, dra. Dirce Perissinotti, “as dores causam diversos transtornos emocionais aos seus portadores, com prejuízo em suas relações sociais e laborativas. Em longo prazo, estas pessoas comumente desenvolvem depressão, que por sua vez, somatiza ao quadro de dor física já instalada“.

Ao longo do ano, o grupo de atendimento psicológico do Centro de Dor mapeará o perfil dos participantes, que deve resultar num estudo analítico de caso e resultados obtidos. Inscrições: gratuitas e limitadas pelos telefones 11 3539.9901 e 11 3539.9902.

Este é o quarto ano consecutivo a é quarta vez que o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho dedica parte de suas atividades para a campanha educativa Viva Sem Dor, alinhando seus temas aos trabalhos da associação americana IASP (International Association for the Sutdy of Pain).

Desde o início da campanha, em 2008, a Viva Sem Dor auxiliou mais de 1.800 pessoas em ações presenciais e milhares de outras por seus canais da web. Sob o slogan Prevenir, Tratar, Preservar, o foco da campanha em 2011 são as dores agudas, em que conta com atividades de palestras, diagnósticos gratuitos, atividades físicas, entre outros.

Fonte: SnifBrasil