Farmacêutica orienta sobre ingestão de medicamentos

 A utilização correta de medicamentos exige atenção e cuidados para se obter o restabelecimento da saúde. Apesar da facilidade de comercialização no Brasil, os medicamentos não podem ser tratados como uma mercadoria qualquer. Devem ser utilizados somente quando necessário e com orientação médica.

Além da prescrição de um especialista é fundamental saber qual a melhor forma de ingerir os produtos. Tomar medicamentos com água ou com leite? Durante o período de tratamento pode ingerir bebida alcoólica? Essas são algumas dúvidas que muita gente tem quando está fazendo uso de algum medicamento. A coordenadora da Farmácia Municipal, Helaine Bonatto, orienta que de forma geral a maioria dos medicamentos deve ser ingerido com água, em alguns casos se for ingerido com suco, leite ou até bebida alcoólica pode interferir na ação do medicamento.

De acordo com farmacêutica, para ter êxito no tratamen to é importante usar corretamente a medicação prescrita pelo médico – e nã o simplesmente tomá-la de qualquer maneira. Para que isso aconteça, os pacientes devem levar em conta que os medicamentos são diferentes entre si e, por isso, devem ser tomados de acordo com as indicações recebidas pelo médico e que também estão contidas nas bulas.

“Os comprimidos ou cápsulas devem ser tomados com pelo menos meio copo de água. Essa é a quantidade mínima de líquido necessária para ajudar na dissolução do medicamento no estômago. No caso das crianças, as gotas das prescrições pediátricas também são melhores absorvidas quando diluídas em água, ao invés de pingadas direto na língua ou dadas em colher”, disse Helaine.

Fonte: Sim Notícias