Interpol: cerca de cem toneladas de medicamentos apreendidos em África

Cerca de cem toneladas de medicamentos interditos ou contrafeitos foram apreendidos no Sul de África durante uma operação da polícia que permitiu prender ou identificar 181 suspeitos, anunciou na quinta-feira a Interpol, citada pela TSF.


Mais de 900 polícias participaram desde 03 de Outubro na operação “Jiboia“, conduzida em Angola, no Malaui, na Sua zilândia, na Tanzânia e na Zâmbia.


Cerca de 550 rusgas policiais foram efectuadas em locais de venda, em farmácias e em clínicas, bem como em fábricas e centros de tratamento ilegais, em três dezenas de localidades de zonas fronteiriças.

O valor dos medicamentos apreendidos, produtos de marca e genéricos, entre antibióticos, contraceptivos, tratamentos contra a malária e analgésicos -- alguns obsoletos -, está estimado em 3,5 milhõe s de dólares.

“A operação “Jiboia“ ilustra o desenvolvimento considerável da criminalidade no domínio farmacêutico, no sul de África, e a ameaça que pesa sobre a região e o continente em termos de saúde e de segurança pública“, afirmou Aline Plançon, que dirige a unidade de luta contra a contrafacção e o tráfico de produtos medicamentosos na organização de cooperação policial sediada em Lyon.

Fonte: RCM Pharma