Ministério da Saúde deve aprovar coração artificial brasileiro

Após dez anos de muito estudo e dedicação, tendo bezerros como cobaias, o coração artificial brasileiro está pronto e aguarda apenas a aprovação do governo brasileiro por meio do Ministério da Saúde.

 

O coração artificial não servirá para substituir o órgão natural, mas sim como um órgão auxiliar, pois o paciente não terá que retirar o coração por meio de cirurgia. O coração artificial fica do lado de fora e tem o tamanho de um maço de cigarros.

 

Este aparelho, por mais que possa causar incômodo ao paciente, garante uma melhora significativa na qualidade de vida, sem contar que é possível controlar a frequência cardíaca com mais facilidade e é mais econômico se comparado com o coração artificial fabricado no exterior, com uma variação entre US$ 30 mil e US$ 60 mil.

 

É uma excelente oportunidade para melhorarmos a sobrevida dos pacientes com problemas cardíacos que aguardam na fila do transplante. É muito importante que todos os profissionais de saúde saibam identificar o paciente e orientá-los em casos de emergências, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

 Fonte: JORNOW