EFEITOS E REAÇÕES AOS COSMÉTICOS

 Reações adversas como irritação dérmica, sensações de desconforto ou mesmo desenvolvimento de reações alérgicas graves, estão entre as principais possibilidades de toxicidade envolvidas com uso de cosméticos.

 

 

Segundo o Dr. Humberto Spindola, os componentes que tem um alto potencial de intoxicação e reações adversas, destacam-se entre os derivados de petróleo, ureia, corantes, formol, despigmentantes, fragrâncias, entre outros.

 

 

Além destes componentes, a nanotecnologia aplicada a cosméticos (Nanocosméticos) também tem sido explorada quanto ao seu potencial tóxico, “haja visto que muitos produtos têm utilizado desta forma, com promessas de efeitos rápidos e controlados, mas que podem eventualmente produzir inflamações ou mesmo danos em proteínas e no próprio DNA das células”, enfatiza Spindola.

 

 

Dentre as reações adversas mais prevalentes destacam-se a síndrome de intolerância aos cosméticos, acnes e erupções acneiforme, dermatites irritativas e alérgicas e fotossensibilidade. Todos estes tópicos serão abordados no curso de EFEITOS E REAÇÕES AOS COSMÉTICOS .

 

 

Considerando estes fatores e a alta capacidade dos cosméticos poderem produzir danos à saúde, é de extrema importância que, profissionais que trabalham em farmácias e drogarias estejam atualizados com informações técnicas, científicas e terapêuticas e conhecer os principais efeitos tóxicos e reações adversas de produtos cosméticos, destacando mitos e verdades sobre os perigos no uso.