México proíbe fórmulas lácteas em hospitais

 O governo mexicano decidiu tomar uma medida rigorosa para incentivar o aleitamento materno no país. As autoridades resolveram proibir as fórmulas lácteas nos hospitais.

Segundo o governo, o produto ainda poderá ser comprado em lojas mediante apresentação de receita de um médico. A intenção da medida é aumentar os índices de aleitamento materno no país, que tem uma das meno res taxas de amamentação da América Latina, onde apenas uma em sete mães amamentam os filhos até os seis meses.

As autoridades do México argumentaram ainda que o baixo índice de aleitamento é problemático em um país onde milhões de pessoas vivem na pobreza e a água utilizada para o consumo é, na maioria das vezes, suja ou contaminada.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses. Após esse período, a recomendação é de que a mãe continua a amamentar pelo menos até os dois anos de idade do bebê e complemente a alimentação da criança com outros alimentos.

Fonte: Portal O Globo