Notícias
Home / Notícias
São Paulo inova na detecção do câncer de mama
O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) acaba de receber uma solução avançada de imagem molecular utilizada para exames de mama, que contribui para a detecção precoce do câncer. Trata-se do inovador Discovery NM 750b da GE Healthcare, capaz de aumentar o nível de detecção precoce do câncer de mama em tumores de apenas cinco milímetros. O exame oferece mais conforto às pacientes por não exercer pressão nas mamas. Esse é o segundo equipamento instalado no Brasil e na América Latina.
O IBCC é referência no tratamento oncológico no estado de São Paulo. A nova solução permitirá atender mais de 100 mulheres por mês e os exames realizados serão cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Teremos mais um equipamento para o diagnóstico do cânce r de mama. O IBCC está elaborando os protocolos de utilização do equipamento”, afirma dra. Marcia Garrido Modesto Tavares, responsável pela Medicina Nuclear no IBCC.
O equipamento de imagem molecular de mama da GE Healthcare oferece qualidade de imagem até três vezes melhor para pacientes com mamas mais densas – que são menos suscetíveis a se beneficiar da mamografia convencional. O equipamento permite imagens em alta resolução das mamas e do tórax e, por isso, consegue detectar micro tumores. De acordo com Marcos C orona, diretor de Imagem Molecular da GE Healthcare para a América Latina, “aproximadamente 40% das mulheres submetidas à mamografia têm tecido mamário denso e a imagem mamográfica convencional tem uma sensibilidade de apenas 50% a 85% para as lesões detectadas nessas mulheres. Esse equipamento ajudará a melhorar a precisão do exame”.
Fonte: Revista Fator Brasil