Pesticidas podem contribuir para endometriose

 As razões pelas quais algumas mulheres têm endometriose e outras não são desconhecidas. Entretanto, investigadores propõem que um possível factor potenciador seja a intoxicação por pesticidas, avança o Diário Digital.

Os cientistas estudaram 248 mulheres com endometriose confirmada por cirurgia e 538 participantes saudáveis de controlo. Os especialistas avaliaram os níveis sanguíneos de dois pesticidas, o mirex e o beta-hexaclorociclohexano, que permanecem em alguns peixes e lacticínios, embora o seu uso tenha sido proibido nos EUA há várias décadas. O estudo foi publicado online no jornal Environmental Health Perspectives.

Os cientistas descobriram que o risco de ter endometriose aumentava em 50% nas mulheres com níveis mais altos de exposição ao mirex e de 30 a 70% para as que tinham sido expostas a níveis altos de beta-hexaclorociclohexano.

A associação continuou mesmo após serem levados em conta factores como idade, lipídios séricos, nível de escolaridade, raça, etnia, tabagismo e consumo de álcool, entre outros.

Kristen Upson, principal autora do estudo e que estava em fase de pré-doutoramento no Centro de Pesqui sas de Cancro Fred Hutchinson quando o estudo foi realizado, afirmou que as razões para a associação não estão claras. No entanto, essas substâncias químicas demonstraram interferir na acção natural do estrogénio em estudos realizados em animais e tecidos, afirmou a autora, o que talvez explique o aparecimento da doença em humanos.

“As substâncias químicas que permanecem no ambiente“, afirmou, “mesmo as substâncias que foram utilizadas no passado podem ter efeitos na saúde da geração actual de mulheres em idade reprodutiva“.

Fonte: RCM PHARMA