Antialérgico popular pode ser opção barata para tratar hepatite C

 Anti-histamínico contrasta com os recentes tratamentos antivirais.

Um popular antialérgico, vendido sem receita nas farmácias para aliviar tosse, espirro e secreções nasais também pode tratar a hepatite C, informaram pesquisadores na última quarta-feira (08/04).

O anti-histamínico, chamado clorociclizina HCI, contrasta com os recentes tratamentos antivirais que pela primeira vez podem curar a hepatite C, mas a um custo de pelo menos 8 mil dólares (cerca de R$ 24 mil) para um tratamento de quatro meses.

Para o estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, os pesquisadores analisaram uma gama de fármacos já aprovados pela agência norte-americana que regula os medicamentos para buscar entre eles candidatos que poderiam ser úteis na luta contra a hepatite C. Assim, descobriram que a clorociclizina HCl, aprovada há cinco décadas, bloqueia a infecção de hepatite C porque impede que o vírus entre nas células do fígado humano.

“Com seu perfil clínico estabelecido como uma medicação segura contra a alergia, seu preço baixo e estrutura química simples, o CCZ é um candidato promissor para reutilizar a droga e desenvolvê-la como um agente eficaz e acessível no tratamento da infecção pelo VHC“, afirmou o estudo.

Fonte: Diário de Pernambuco