Teva vai pagar 27,6 milhões para resolver acusações de pagamento indevido nos EUA

 O Departamento de Justiça dos EUA anunciou esta terça-feira que a Teva concordou em pagar 27,6 milhões de dólare s para resolver acusações de que sua subsidiária Ivax teria pago a um médico no Illinois para prescrever medicamentos anti-psicóticos para destinatários da Medicare e Medicaid, em violação do False Claims Act. Sob os termos do acordo, a farmacêutica israelita vai pagar cerca de 15,5 milhões de dólares para os EUA e mais 12,1 milhões de dólares para o estado do Illinois, avança o site FirstWord Pharma.

Na acção cível movida em Novembro de 2012, o Departamento de Justiça alegou que a Ivax concordou com um esquema em que o médico Michael J. Reinstein concordou em mudar a prescrição dos doentes em lares de idosos do Leponex® (clozapina) da Novartis para uma versão genérica do medicamento, em troca de uma taxa anual de consultor no valor de 50 mil dólares e outros benefícios.< /span>

Os procuradores federais argumentaram que os pagamentos e outras remunerações começaram em Agosto de 2003 e continuaram por diversos anos, durante os quais o médico se tornou o maior prescritor de clozapina genérico nos EUA.

Um representante da Teva, que adquiriu a Ivax em 2006 por 7,4 mil milhões de dólares, disse que a empresa “nã o admitiu responsabilidade no caso, e teve o prazer de conseguir a resolução para esta situação“.

Fonte: RCM Pharma