Siemens e Pfizer estabelecem parceria para desenvolvimento de testes de diagnóstico

 A Siemens, através da sua divisão Healthcare Diagnostics, estabeleceu uma parceria estratégica com a Pfizer para criar, desenvolver e comercializar testes de di agnóstico que passam a apoiar os produtos terapêuticos do portefólio da farmacêutica, avança comunicado de imprensa.

A Siemens integra, assim, o grupo de parceiros da Pfizer que trabalham no desenvolvimento e fornecimento de testes de diagnóstico in vitro que serão utilizados em estudos clínicos e que poderão vir a ser comercializados de forma global com os produtos Pfizer.

A parceria agora firmada vai reforçar a posição de destaque mundial da Siemens no fornecimento de soluções de diagnóstico clínico para hospitais, laboratórios de referência, laboratórios de especialidade e em point-of-care - incluindo clínicas e consultórios médicos -, bem como potenciar o desenvolvimento da sua área de diagnósticos.

“Os diagnósticos de acompanhamento são importantes catalisadores das terapias personalizadas aos pacientes” referiu John Hubbard Vice-Presidente da Pfizer e Responsável Mundial das Operações de Desenvolvimento da companhia. “Este acordo com a Siemens Healthcare Diagnostics é mais um exemplo do compromisso da Pfizer com o desenvolvimento de novos medicamentos que darão resposta a necessidades clínicas ainda por satisfazer”. 

Os testes diagnósticos de acompanhamento são testes clínicos associados a um medicamento ou terapia específicos, que auxiliam os médicos a tomar decisões melhor fundamentadas e personalizadas sobre o tratamento ma is indicado para os seus pacientes. Quando utilizados no processo de desenvolvimento de medicamentos, os diagnósticos de acompanhamento podem ajudar as farmacêuticas a melhorar a seleção de pacientes e a monito rizar o tratamento, assim como a determinar a dosagem preferencial e a estabelecer um protocolo que maximize os benefícios da terapêutica.

“Esta relação com a Pfizer assinala um importante marco na estratégia de medicina personalizada da Siemens” afirmou Ivan França, responsável pela divisão Healthcare Diagnostics da Siemens Portugal. “Com esta colaboração a empresa terá condições para desenvolver soluções inovadoras, que alteram a forma como os cuidados são prestados aos doentes. Com a Pfizer poderemos moldar o futuro dos diagnósticos médicos”.

Refira-se que o Laboratório Clínico da Siemens que vai desenvolver os testes de diagnóstico de acompanhamento ao abrigo de acordo com a Pfizer é um laboratório de testes de última geração e de elevada complexidade, focado na medicina personalizada avançada.

Fonte: RCM PHARMA