Ranbaxy recolhe mais de 64 mil embalagens do genérico do Lipitor® nos EUA

 A Ranbaxy confirmou que recolheu mais de 64 mil embalagens da sua versão genérica do Lipitor® (atorvastatina), da Pfizer, das farmácias dos EUA, como resultado de uma potencial confusão nas doses. A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) revelou recentemente que alguns comprimidos de 10 mg da terapia genérica podem conter 20 mg do ingrediente activo, avança o site FirstWord Pharma.


Segundo fonte não identificada, a Ranbaxy informou os clientes no início deste ano que a recolha estava relacionada com uma recolha anterior do produto em 2012, que foi iniciada depois de um farmacêutico ter identificado um comprimido de 20 mg num frasco que deveria conter comprimidos de 10 mg. A farmacêutica disse que uma revisão posterior e “investigações associadas“ identificaram dois lotes adicionais que poderão ter sido afectados. O porta-voz da empresa, Gaurav Chugh, disse que “outros lotes, com tamanhos de embalagens diferentes, não são afectados por esta recolha“, acrescentando que “a Ranbaxy está a recolher de forma proactiva os lotes por uma questão de cautela“.

A Ranbaxy recolhey algumas doses do genérico do Lipitor® em Novembro de 2012 para determinar se alguns lotes da terapia continham partículas de vidro e depois suspendeu a produção do genérico, enquanto investigavam a fonte de contaminação.

No início deste ano, a FDA impediu a Ranbaxy de exportar produtos para os EUA a partir da sua fábrica em Toansa, depois de identificar deficiências nas práticas de fabricação. O regulador já emitiu alertas de importação para as unidades de produção da empresa em Paonta Sahib e Dewas, bem como em Mohali. No mês passado, a Ranbaxy anunciou que suspendeu temporariamente as exportações de substâncias farmacêuticas activas a partir das suas fábricas em Toansa e Dews enquanto examinava os processos e controlos das unidades de produção.

 Fonte: RCM Pharma