Cirurgia bariátrica diminui gastos em medicamentos

 A Orizon, empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – acaba de concluir um estudo com pacientes submetidos à cirurgia de redução de estômago, que verificou os gastos com medicamentos de uso contínuo durante um ano antes e um ano após a cirurgia. Pelo levantamento realizado houve uma queda média de 60% nos gastos com medicamentos para o controle de diabetes e colesterol. Cada um desses pacientes conseguiu economizar por ano, em média, R$ 755,00 no tratamento do diabetes e R$ 525,00 no controle do colesterol após a cirurgia bariátrica.

“Os resultados refletem, acima de tudo, uma melhor qualidade de vida após a cirurgia”, analisa o Superintendente de Negócios Corporate da Orizon, Leopoldo Veras da Rocha. Desde janeiro de 2012, os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento de cirurgia bariátrica (inclusive por vídeo).

Segundo dados do Ministério da Saúde, 54,5% dos homens estão acima do peso considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já a parcela de indivíduos obesos é de 16,5%. Entre as mulheres o sobrepeso atinge 48,1% e a obesidade 18,2%. “Cerca de 2,8 milhões de adultos morrem por ano em decorrência do sobrepeso e obesidade, principalmente as doenças cardíacas, diabetes e incluindo também alguns tipos de câncer”, alerta Leopoldo Veras da Rocha citando dados da OMS.

 

Fonte: Guia da Farmácia