Poluição do ar e poeira doméstica são os principais responsáveis pelas doenças respiratórias

Doenças respiratórias como a asma, bronquite, rinite e até doenças cardíacas levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. Segundo a ONS (Organização Nacional de Saúde), anualmente, mais de 2 milhões de pessoas morrem decorrente da poluição do ar, da poeira doméstica, entre outros.

Medidas preventivas podem ser tomadas para evitar a crescente demanda de pacientes em estado grave nas redes de hospitais. Na maioria dos casos, a prevenção aliada aos medicamentos, além de proporcionar o controle de tais doenças é capaz de reduzir custos médicos e hospitalares. Além disso, é importante conscientizar a população como prevenir estas doenças e até mesmo conviver bem com a doença. O primeiro passo é aprender sobre a doença, saber o que fazer numa crise e como preveni-la.

 “A única forma de trazer benefícios para a sociedade e os portadores da doença é a implantação de projetos que visem um trabalho direcionado não só ao paciente, mas as pessoas do seu convívio familiar e até mesmo profissional” – revela Dr. Clovis Galvão, Presidente da ABRA-SP (Associação Brasileira de Asmáticos, Regional São Paulo).

A Associação alerta também que a poluição atmosférica além de causar sérios danos à saúde, afeta a economia, a qualidade alimentícia, alterações climáticas, recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Maxpress