Medicamentos para emagrecer tiram o apetite e aumentam a saciedade

 Os medicamentos para emagrecer podem ser utilizados para controlar doenças graves como obesidade, diabetes e colesterol alto. O endocrinologista Alfredo Halpern lembra que excesso de peso e obesidade são doenças. “Assim como outras doenças crônicas, obesidade exige que muitos pacientes tomem medicamentos para emagrecer. Isso porque o apetite é variável de pessoa para pessoa e muitos obesos têm apetite exagerado”.

Por isso, pessoas com compulsão ou fatores de risco associados à obesidade, como colesterol e diabetes, podem precisar, a critério médico, de produtos para auxiliar no tratamento. Vale lembrar que ele não é solução, é uma ajuda. Medicamentos com sibutramina só podem ser tomados por quem tem o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 e por, no máximo, dois anos.

Hoje, só há dois medicamentos aprovados no Brasil: a sibutramina e o orlistat. O orlistat reduz a absorção de gordura em 30% e a elimina nas fezes, mas não deve ser usado por quem tem dificuldade para absorver nutrientes. A sibutramina age sobre a serotonina, dá a sensação de saciedade, mas seu uso foi restrito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pelo risco cardiovascular.

Fonte: G1