OMS registra quase 200 mortes pela epidemia em um único dia

 O número de mortos no pior surto de ebola já registrado subiu para ao menos 2.296 pess oas, com 4.293 casos da doença notificados em cinco países da África, disse a Organização Mundial da Saúde.

Os números mostram quase 200 novas mortes pela doença a partir de 6 de setembro, o que significa que os dados representam apenas um dia desde a atualização anterior da OMS, que se referia a 5 de setembro.

Mas os últimos dados ainda assim espelham a situação até 5 de setembro na Libéria, país mais afetado pelo surto, sugerindo que o verdadeiro número de mortes já se encontra em patamar mais alto.

“A Libéria está enfrentando uma ameaça séria à sua existência nacional. O vírus ebola causou uma interrupção no funcionamento normal de nosso Estado“, disse o ministro da Defesa do país, Brownie Samukai, ao Conselho de Segurança da ONU.

A enviada da ONU para a Libéria, Karin Landgren, disse ao conselho que pelo menos 160 agentes de saúde liberianos contraíram a doença, e que metade morreu. Ela alertou que os casos relatados e as mortes no país “subestimam o verdadeiro fardo do ebola“.

Fonte: Folha de S.Paulo