Mastigar pastilha elástica a juda a prevenir cáries

 Mastigar pastilha elástica faz mal? Normalmente não, embora exista o risco de sufocamento com uma pastilha grande, principalmente para as crianças pequenas. Na realidade, a Associação Americana de Odontologia conferiu o seu selo de aprovação a certos tipos de pastilhas sem açúcar. Na sua declaração de esclarecimento, a organização afirmou que “estudos clínicos demonstraram que mastigar pastilhas elásticas durante 20 minutos após as refeições pode ajudar na prevenção de cáries“, avança o Diário Digital.


A pastilha elástica estimula o fluxo salivar. Portanto, mastigar após as refeições produz “o aumento do fluxo salivar que pode ajudar na neutralização e eliminação dos ácidos produzidos pela decomposição do alimento“, consta na declaração. “Com o tempo, o ácido pode decompor o esmalte do dente , criando condições para o surgimento das cáries.“

 

A quantidade extra de saliva também leva consigo mais cálcio e fosfato, que ajudam a fortalecer o esmalte.

 

Embora uma pastilha elástica com açúcar também aumente o fluxo salivar, a substância gera a produção de ácido. Embora defenda o uso desta goma, a entidade afirma que são necessárias mais pesquisas para determinar o efeito das pastilhas elásticas sobre as cáries.

 

A pastilha elástica é considerada um alimento no que concerne às normas da FDA (órgão que fis caliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos). As fórmulas de algumas pastilhas talvez tenham sido criadas antes da imposição desse regulamento. Todavia, conforme são adicionados novos ingredientes, a agência reguladora considera a quantidade de pastilha elástica que pode ser engolida, que deve ser segura para o consumo humano.

Fonte: RCM Pharma